1 Co 9 Sermão baseado no capítulo 9 da primeira carta de Paulo aos Coríntios. Título: "O Ministério Apostólico e a Liberdade do Servo"

1Coríntios 9  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 68 views

Paulo defende seu ministério e demonstra que nasceu e vive para a glória de Deus.

Notes
Transcript
Sermão baseado no capítulo 9 da primeira carta de Paulo aos Coríntios. Título: "O Ministério Apostólico e a Liberdade do Servo"
Introdução: Contextualização: Introdução do capítulo 9 de 1 Coríntios, onde Paulo aborda a sua autoridade apostólica e a escolha de não usar seus direitos como apóstolo.
- Importância do tema: Explorar como a postura de Paulo reflete princípios valiosos para o ministério e bom testemunho do cristão.
I. O Direito Apostólico de Paulo (1 Coríntios 9:1-6)
- Paulo fala sobre sua autoridade apostólica e os direitos que ele teria como apóstolo, incluindo o direito de ser sustentado pelo seu trabalho no evangelho.
II. O Exemplo de Paulo: Não Usar os Direitos para não ser obstáculo a ninguém (1 Coríntios 9:7-15)
- Paulo opta por não exercer seus direitos apostólicos, a fim de não ser um obstáculo para o evangelho e para não ser um peso financeiro para a igreja em Corinto.
III. A Motivação de Paulo (1 Coríntios 9:16-18) Paulo compreendia que seu verdadeiro pagamento está com o Senhor na glória, no último dia, seu galardão!
IV. Paulo era intencional em toda a sua maneira de viver (19-23). "Fiz de tudo para com todos"
Seja intencional em cada uma das suas ações.
1. Vigie a todo tempo;
2. Não seja crente camaleão, mas busque circunstâncias para compartilhar o amor de Deus.
V. Lei universal da semeadura e propósito de vida. 24-27.
Princípios:
1. Paulo neste contexto desconsiderava a máxima falsa: “O importante é participar’’ Paulo diz em 26.b "corro também eu não sem meta”
Se queremos ver as coisas caminhando bem em nossa vida precisamos ir além do que a maioria faz!
Se acordamos cedo de casa para trabalhar que nos esforcemos para dar o nosso melhor! Tem gente que quer tirar boas férias vivendo como se o trabalho fosse férias.
Se decidimos viver casados, que renunciemos a vida e o estilo de solteiro.
Se decidimos nos dedicarmos a viver para Deus, que neguemos a nós mesmos e vivamos para Cristo e anunciemos o Evangelho.
VI. Seja um exemplo em tudo para que uma vez tendo ajudado a muito não abandonemos nossa vida com Deus e boas práticas espirituais além é claro de abnegação por amor de Cristo para que sejamos encontrados aprovados diante de Deus.
Conclusão: Como Paulo, somos chamados a abraçar uma mentalidade de sacrifício e serviço abnegado dando um bom testemunho, cuidando de nossa espiritualidade, pregando se limitando ao que convém a um cristão autêntico.
Que vivamos os sonhos e os propósitos de Deus ainda que com muito esforço e determinação. lembre-se. Ele não prometeu vida fácil, prometeu estar conosco em todo tempo!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.